21 de abr. de 2011

"O Mosquito Escreve" de Cecília Meirelles


O Mosquito pernilongo
trança as pernas, faz um M,
depois, treme, treme, treme,
faz um O bastante oblongo,
faz um S.

O mosquito sobe e desce.
Com artes que ninguém vê,
faz um Q,
faz um U e faz um I.

Esse mosquito esquisito
cruza as patas, faz um T.

E aí, se arredonda e faz outro O,
mais bonito.

Oh!
já não é analfabeto,
esse inseto,
pois sabe escrever o seu nome.

Mas depois vai procurar
alguém que possa picar,
pois escrever cansa, não é, criança?

E ele está com muita fome.

ONDE ESTÁ A PÁTRIA? de Monteiro Lobato



"É AQUI?" - Não, Lúcia; do outro lado - espera.

Essas terras, que vês, são velhos mundos:

A Europa, o templo, onde a ciência impera,
E a Ásia e a África, túmulos profundos.

"Túmulos?" - Sim, de séculos violentos,

Que hoje a ciência passo a passo explora:

Legendas, tradições e monumentos
De homens, que ao mundo deram leis outrora.

"E aqui ao Sul?" - A Austrália, aves estranhas;

Ilhas, que em bancos de coral se aprumam;

Minas de ouro; florestas e montanhas,
Que a caneleira e o sândalo perfumam.

"E a América?" - Ei-la, enfim, aos teus olhares:

A Oeste - elevações de enorme serra;

Espumejando a Leste, infindos mares,
E, entre palmeiras, linda, a nossa terra!

"Quero vê-la!... Meu Deus! é tão pequeno

O cantinho de terra, a que pertenço!"

- Como te enganas, Lúcia! O seu terreno
É quase igual à Europa; é grande, é imenso!...

E para mim é mais que o mundo inteiro,

Meu formoso Brasil, Pátria querida!...


http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-classicos-infantis/onde-esta-a-patria.php

20 de abr. de 2011

Reflexão sobre a diversidade na escola

A importância da organização dos espaços físicos e pedagógicos escolares a uma proposta significativa de educação, considerando a diversidade brasileira.

O resgate de identidade vem alimentar o seu livre arbítrio com a vivência de cidadania que é vetor de autonomia ligada no tempo e no espaço com a lógica de organização controlada pelo processo escolar.
Com este proposito, a criança é envolvida em ensinamentos dentro do espaço escolar com auxilio profissional do professor, sendo o principal veicular de teoria e pratica na historia da sociedade cultural.
Estes ensinamentos são repetitivos em sequencial de movimentos desenvolvidos na sala de aula, por uma vivência de diferenças na transformação de valores e das concepções de diálogos e planejamentos democráticos socioculturais.
Quando menciona espaço tem a ideia de dimensão espacial humana das relações do sujeito diante do espaço físico e da aprendizagem que organizam e habitam.  Esta relação de aprendizagem no espaço escolar é um espaço social para ensinar e aprender.
O espaço no sentido de concepção, o pensamento de projeto e organização no plano desenvolvimento infantil idealiza os espaços com a problematização a realidade no seu contexto educativo, onde o diálogo, valorização e libertação do sujeito histórico.
A mudança faz parte da idealização e concepção de diálogo descentraliza o professor e mediador de palavras no mundo do sujeito histórico.
Assim sendo, produz intencionalidade cultural de conhecimento humano e histórico, considerando a realidade tempo embasado no seu contexto sociocultural, pois o currículo tem como tema de formas de processo de aprendizagem, sendo que a cultura é um foco importante para o processo educativo qualitativo e intencional.
A diversidade se concretiza como um instrumento para a criação de projetos de intervenção e contribui de forma cabível para que atuantes principais que trabalham com os problemas do preconceito e discriminação observada no ambiente escolar, melhorando o desempenho acadêmico e promovendo uma sociedade democraticamente inclusiva e socialmente igualitária.



Reflexão sobre séries e ciclos



O enfoque sobre objetivo do artigo Ciclos e séries apresenta a reflexão nas perspectivas da psicologia histórica – cultural em questão de tempo escolar.
Estas perspectivas em aspecto de alguns problemas nas relações temporais entre aprendizagem e desenvolvimento.
Os problemas são direcionados no questionamento das periodizações de um ano, como a da seriação e a periodização de mais anos letivos chamados de ciclo de aprendizagem.
A educação escolar vem com o sentido de sujeito sobre o fato do processo letivo na determinada sequencia e organização no currículo em tempo e espaço, tendo como lógica do processo letivo com a logica interna do processo de desenvolvimento e aprendizagem.
A intencionalidade do conteúdo leva ao problema a educação escolar, que é o sujeito, e o desenvolvimento e de aprendizagem que difere do ensino com a organização a educação, no tempo e no espaço com o sujeito especifico no ensino escolar.

Verdades da Profissão de Professor


       Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
     A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
Paulo Freire
http://pensador.uol.com.br/citacoes_de_paulo_freire/

19 de abr. de 2011

18 de abr. de 2011

ONGs



ONG - Organização Não Governamental

Saiba o que é ONG, definição,  links relacionados, terceiro setor, trabalho voluntário.

Definição

ONG é um acrônimo usado para as organizações não governamentais (sem fins lucrativos), que atuam no terceiro setor da sociedade civil. Estas organizações, de finalidade pública, atuam em diversas áreas, tais como: meio ambiente combate à pobreza, assistência social, saúde, educação, reciclagem, desenvolvimento sustentável, entre outras.
As ONGs possuem funções importantes na sociedade, pois seus serviços chegam em locais e situações em que o Estado é pouco presente. Muitas vezes as ONGs trabalham em parceria com o Estado.
As ONGs obtêm recursos através de financiamento dos governos, empresas privadas, venda de produtos e da população em geral (através de doações). Grande parte da mão-de-obra que atua nas ONGs é formada por voluntários.
A ABONG é a Associação brasileira de organizações não governamentais. 
Exemplo de ONGs: 


- WWF (Worldwide Fund for Nature) - organização que atual no mundo todo, destinada à proteção do meio ambiente.

- Fundação SOS Mata Atlântica - ONG brasileira cuja principal função é atuar em defesa da fauna e flora da Mata Atlântica.
- Greenpeace - missão de preservação da natureza e conservação da biodiversidade. ONG mundial que também atua no Brasil.




http://www.youtube.com/watch?v=n75RKsManyQ&feature=player_embedded



ECA.ONGs e ESCOLA

PRATICA PEDAGÓGICA


      A prática pedagógica na sociedade brasileira, estendida pela influência da realidade educacional.
Os aspectos formação sócio – econômica brasileira em relação de produção, classes sociais, cultura com a prática social e ideologia e analisador determinante da prática pedagógica.
Os aspectos que influenciam a prática pedagógica norteiam ao redor do espaço escolar, especificamente na sala de aula. A reflexão sobre o aspecto na inquietação vivida no campo Educação sobre as propostas e práticas pedagógicas em vários assuntos de movimentos determinantes da prática pedagógica dos professores anos iniciais.
Nas dimensões da prática pedagógica como: professor, aluno, metodologia, avaliação, relação professor e alunos, concepção de educação e de escola, é característica estrutural da sociedade faz enfatizar o entendimento da escola e da ação do professor.
No cotidiano escolar e das reflexões, a gestão democrática da escola e os processos participativos são elementos fundamentais da prática pedagógica.
Na posição em relação organização, direção, supervisão, professores, comunidade local e comunidade escola têm uma gestão mais propícia e menos propícia no entendimento de desenvolvimento de projetos de pesquisa e a reflexão sobre o projeto político pedagógico da escola.
A pesquisa transformadora da pratica do professor e motivador da atitude investigativa ente os educandos.
Assim, o currículo em sua prática pedagógica é o transformador de diálogo de conhecimento contextualizado social e cultura com sentimento de cultura, tempo, espaço social e dialogar com ser, problematizando na construção de sua identidade individual e coletivo das pessoas.
Na sua diversidade de justiça e da igualdade, diálogo, contextos sociocultural dos educandos, construir uma pedagogia crítica e cidadã, temas de linguagem simbólica.
O espaço escolar no seu contexto sociocultural e produzido de didática de conhecimento produtivo e histórico.
Reconhecer a sua realidade de grade e da curiosidade no seu diálogo de conhecimento cientifica.
E na concepção na prática pedagógica em ação política e prática na valorização histórica.
                

17 de abr. de 2011

INCLUSÃO E DIVERSIDADE

               O ser humano é condicionado a uma sociedade e escola e é regido de processos e produtos relacionados em sua diversidade social, histórico e transformador nas condições de pensar, agir, sentir e ser. Estas condições movidas de direito de liberdade de ir e vir, um sujeito social e cultural no que se trata de inclusão e diversidade, condicionador de caminho de construção de conhecimento, direitos e ações de transformação de igualdades.
Com a diversidade e inclusão são formados na construção da Política Pública com a participação da Educação convencionadas de processos e ações na formação do Currículo Escolar. Esse processo transformador procede de desafio do trabalho na construção e formação de professores e matérias didáticos – pedagógicos, que são requisitos educativos de conhecimento histórico.
A Politica Pública vem reparar as imperfeições na sociedade, corrigir as desigualdades em vários setores, restaurando a dignidade da integridade memorial cultural, física, psicológica de varias classes desfavorecidas.


RELAÇÃO DA CRIANÇA NO ESPAÇO ESCOLAR: FÍSICO E PEDAGÓGICO

O desenvolvimento pedagógico da criança no contexto espaço físico na educação infantil é organizado de acordo com a necessidade da criança, acolhedor e prazeroso que possa brincar criar e recriar suas a brincadeiras com liberdade de estimulo e independência de diferentes ambientes dentro deste espaço.
O espaço organizado de acordo com faixa etária da criança proporcionando desafios cognitivos e motores com avaliação de seu potencial
O espaço proporciona a criança a sua história e a troca do saberes como ser social e humano. A interatividade do espaço promove o seu meio social com diversas formas de influencia social.
O professor tem o papel de integrador do espaço no processo de aprendizagem, oferecendo a sua experiência e permite o ensino de aprender na forma mais lúdica oferecida a criança.

PLANEJAMENTO

O Planejamento é um ato administrativo de planejar e histórico com realizações variedade de atividade e preocupações enfrentada no cotidiano nas ações e rotinas na esfera do processo racionais e tem como intuito de desenvolver processos racionais de vontade politica.
A prática de planejar é adquirida de vontades de ideias no exercício da pratica de planejar e o seu objetivo é o programa, plano estratégico, plano operacional, é uns dos destaques de construir o seu espaço, uma relação de experiências e profissionais.
O planejamento tem a necessidade de uma atividade humana e a sua racionalidade de levar um futuro de divisão e analisar a realidade nas ações e atitudes transformadora.
O planejar tem como resposta a problematização nas atitudes de mudanças e prometendo um futuro dinâmico com concepções de seu proposito.
O planejamento voltado na Educação trata-se de propostas e necessidades socioculturais no sistema de educação escolar em nível nacional, estadual e municipal com investimento politico.
O planejamento escolar é construído através de Currículo de uma dinâmica e aprendizado escolar com experiência oferecido ao estudante com tomada de decisões e sistemáticas.
O trabalho pedagógico propõe planejamento de ensino através de professores com a interatividade com os alunos no processo de decisões e informações de racionalidade atividade e aprendizagem. Este planejamento sócio cultural com a questão de educar com eficácia e uma proposta de transformação de proposta de responder e perguntar é operacional isolado com técnica centralizada na manutenção no funcionamento de projetos que são tarefas administrativas de executar e solucionar pr