18 de mai. de 2011

A atividade tem a intenção de propiciar o aprofundamento dos temas trabalhados em aula, principalmente o da relação entre Pedagogia e sua face social ou não formal.

A sua teoria educacional no seu momento das Teorias Criticas da Reprodução não tinham olhos para a educação para Paulo Freire a educação tinha a sua expectativa de esperança, pois é chamada de Pedagogia da Esperança com a proposta avaliada na qualidade, tolerância, humildades, alegria, gosto pela vida, mudanças, lutas, justiças, não possível a pratica pedagógica – progressista e não faz com ciência e técnica. A sociedade é uma eterna modificação e transição.
Para Paulo Freire a educação é chamada Bancaria, ligada na realidade no seu contexto social no que vivem o professor e o aluno, é o ato de conhecer e eficaz e consciente.
A escola de hoje desenvolve a possibilidade de uma parcela e inicio do projeto, como diz Paulo Freire sempre com a possibilidade de mudanças.
A contribuição da Teoria de Paulo Freire oferece aos professores como profissionais da educação, um papel politico a desempenhar, educando para transformação da sociedade atual com a educação igualitária e com qualidade para todos.
A Pedagogia em relação a sua face social ou não formal contribui com a visão centrada na igualdade essencial nas propostas, nas dependências da educação nos interesses de novas pesquisas, referente às praticas pedagógicas e os estudos dos espaços não escolares com auxilio das Diretrizes Curriculares Nacionais com incentivos dos debates sobre a educação.
No conceito Freiriano, o professor realiza as suas ações pedagógicas juntamente com as entidades não governamentais com o intuito de incentivo de modelagem criativas para crianças, jovens e adultos como cidadãos críticos e construtores do saber. Desenvolve a sua pratica através do dialogo e faz transformações no pensar dos alunos de forma construtiva e o seu desempenho como mediador do saber e o desenvolvimento nos espaços escolares, sociais e pessoais. Através destas atividades demonstra afetividade em sua comunicação fazendo que os alunos venham juntamente dialogar e expressar a curiosidade de novos conhecimentos. E através das escolas públicas e municipais com o senso de responsabilidade politica-educativa e na sua forma de regulamentação dos processos de integração institucionais das escolas e nas formalidades das leis na participação legitimadas pela participação efetiva das escolas e redes associadas na intervenção na vida escolar. Os processos permanentes de democratização radical da escola pública e municipal articuladas na formação da cidadania democrática e nas realizações pelos sujeitos de ação no cotidiano escolar em questão da teórica e praticas no processo de construção na legitimidade da ordem democrática.