4 de jun. de 2011

“Planejamento participativo e os processos pedagógicos na escola” e “Problemas contemporâneos - desafios para a escola”

1 – Qual a sua opinião sobre a experiência de construção de um blog como atividade avaliativa?
Resp: É uma experiência de pesquisa no processo de construção de conhecimento facilitou o desempenho como aluno EAD a preocupar com a proposta pedagógica como atividade avaliativa como intuito de avaliar o aluno no processo construtivo.

2 – A construção deste blog estimulou você a escrever e pesquisar mais sobre os temas abordados no blog?
Resp: A minha opinião de construção de um blog deu experiência e motivou a pesquisa no processo educativo e aprendizagem e no incentivo de conhecimento facilitador a desenvolver conteúdos escritos e avaliar as teorias e na sua forma sistêmica.

3 – O atual processo de ensino-aprendizagem está envolvido com reflexão, criticidade e autonomia. Em sua opinião, a construção deste blog contribuiu nesse processo?
Resp: Sim, torna-se um instrumento de motivação para o aluno na tomada de consciência no processo de construção deste contexto e as dificuldades por vir e na triagem alternativas de aprendizagem.

4 – Você considera que adquiriu novos conhecimentos com a criação de um blog como atividade avaliativa?
Resp: Considero sim, é uma forma de feedback referente ao conteúdo postado no blog e reuni as qualidades de interatividade no conhecimento e na prova avaliativa no contexto de ensino-aprendizagem como professor, que venha assumir como pedagogo pesquisador.


5 – Você já havia pensado, antes desta atividade, em construir um blog pessoal? Por quê?
Resp: Sim, tenho três blogs, porque posto no blog todos os temas sobre pedagogia e trabalhos, troco informações com outros alunos e professores em interatividade de comunicação em rede.

Problemas contemporâneos: desafios para a escola.

Os problemas contemporâneos é um desafio para a escola nos temas transversais que influem no cotidiano escolar, pois são discussões que fragmentam a responsabilidade do ensino pedagógico.
As questões nos tempos contemporâneos, a relação família/escola, a violência, a orientação sexual e o ensino religioso, são temas transversais que vivenciado no dia a dia que afetam a sociedade, que pode ser uma reflexão de responsabilidade no educar e promover um conceito pedagógico de limitação e sugestão para encaminhar um procedimento dos educadores e a família.
Os questionamentos são reais sobre este tema que estão aumentando cada dia mais no convívio social.
A escola e a família retratam os fatos e sem estrutura de corrigir as dificuldades, por sua vez a parte intencional reagem na sua formação educativa considerando um desafio na relação entre escola, à cultura familiar e o cotidiano e na forma construtiva de conhecimento e compartilhamento entre esta instituição uma discussão em questão de um caminho pedagógico a devolver uma bagagem criativa deste tema.
E perguntamos: O que fazer com a violência nas escolas? Pois não podemos ignorar deste fato que é um desafio para o convívio escolar como: depredação, pichação, roubos, armas de fogo e armas brancas, agressões físicas e humilhações entre alunos e professores, isto demonstrado em pesquisa que a violência esta consumada na realidade histórica de todas as escolas e familiares.
Portanto, abre-se uma comitiva e da importância da parceria escola/comunidade/família a enfrentar os problemas de frente nos tempos contemporâneos.
A gestão, os educadores, a interação família-escola e a rotina da instituição são de grande importância na integração educacional e a sua qualidade.
Assim, a importância da parceria escola/família de um sentido integrado na construção de uma rede de apoio que dê a continuidade de uma educação melhor.

Pensamento do espaço e o processo pedagógico da escola.

Ao refletir sobre a organização dos espaços nas escolas de Educação Infantil, o trabalho envolve com a organização para construir um ensino de qualidade, em busca de qualidade de educação no processo organização de espaço para o desenvolvimento e diversificada produção de qualidade.
O espaço educacional tem a sua concepção de organizar, os móveis, materiais e o modo de interação da criança com outra criança e adultos no modo de pensar reflexivo sobre a criança e o processo educativo.
Esta qualidade na educação infantil é muito complexa e de diversas dimensões na parte intencional do projeto. Esse processo advém da participativa e da transformativa no seu contexto histórico.
A gestão, a formação de professores, a interação família – escola e a rotina da instituição são observações importantes e mais complexas que relacionam na integração educacional e na sua qualidade.
O trabalho deste espaço tem a parte intencional a construção do ambiente físico e promover diversas atividades e descobertas em sua criatividade, desafios e aprendizagem na interação das crianças com o espaço com outras crianças, adulto e o próprio ambiente que vivem.
O espaço lúdico é o que conduz a ser dinâmico, confiança, explorável, transformador de diversas atividades de brinquedos para enriquecer os desejos de expressar a sua identidade e seu coletivo de associação no ambiente social e cultural.
Assim, a formação da instituição e o seu espaço educacional infantil são articuladas organização do ambiente e o tempo didático em sua autonomia, movimentos, contatos criança com crianças e educadores são formas de oportunidades de aprendizagem no cotidiano escolar.
As faixas etárias das crianças compreendendo de 0 a 1 ano, de 2 a 3 anos e 4 a 6 anos são usadas técnicas de direção como utilização de uma educação por seu período no espaço e nos seus cognitivos significativos no seu desenvolvimento educacional.
A construção do espaço é amparada pelo Parâmetro Básico de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil com qualidade na forma de estimular o desenvolvimento infantil.

Planejamento participativo, construção, acompanhamento e avaliação.

O planejamento faz parte da ação especifica humana e a problematização e suas concepções.
O planejamento participativo tem a sua importância teórica a descentralização do sistema educacional ao encontro do caminho democratização da gestão na melhoria de qualidade de ensino.
A proposta tem as suas condições de um ajuste social nas condições grupais devidos aos problemas que encontram no cotidiano escolar.
A sua realidade é proporcionar um equilíbrio de criar novas perspectivas necessárias à execução no seu planejamento, coordenação, acompanhamento e avaliação em todo o projeto com intencionalidade politica determinante.
A construção do Projeto Político Pedagógico da escola em sua proposta de participação de todos e construção coletiva das metas e seus compromissos de organização e gestão escolar.
Estas perspectivas da continuidade do projeto educacional que contribui na formação cidadã com o planejar técnico com valores e objetivos, que marca a realidade dando soluções aos grupos sociais ou pessoas.
Nas diferentes segmentos das instituições galga a realidade do sistema escolar com a sua autonomia de forma relacional dentro do contexto de interdependência. Com o seu olhar critico no processamento de resolução dos problemas que afetam a sua diretriz administrativa e o seu fragmento que é vivenciado pelas atitudes não correspondente aos processos educacionais.
A participação é estendida no processo de aprendizagem e os espaços sociais e na preocupação na formação de cidadãos democráticos.