20 de abr. de 2011

Reflexão sobre a diversidade na escola

A importância da organização dos espaços físicos e pedagógicos escolares a uma proposta significativa de educação, considerando a diversidade brasileira.

O resgate de identidade vem alimentar o seu livre arbítrio com a vivência de cidadania que é vetor de autonomia ligada no tempo e no espaço com a lógica de organização controlada pelo processo escolar.
Com este proposito, a criança é envolvida em ensinamentos dentro do espaço escolar com auxilio profissional do professor, sendo o principal veicular de teoria e pratica na historia da sociedade cultural.
Estes ensinamentos são repetitivos em sequencial de movimentos desenvolvidos na sala de aula, por uma vivência de diferenças na transformação de valores e das concepções de diálogos e planejamentos democráticos socioculturais.
Quando menciona espaço tem a ideia de dimensão espacial humana das relações do sujeito diante do espaço físico e da aprendizagem que organizam e habitam.  Esta relação de aprendizagem no espaço escolar é um espaço social para ensinar e aprender.
O espaço no sentido de concepção, o pensamento de projeto e organização no plano desenvolvimento infantil idealiza os espaços com a problematização a realidade no seu contexto educativo, onde o diálogo, valorização e libertação do sujeito histórico.
A mudança faz parte da idealização e concepção de diálogo descentraliza o professor e mediador de palavras no mundo do sujeito histórico.
Assim sendo, produz intencionalidade cultural de conhecimento humano e histórico, considerando a realidade tempo embasado no seu contexto sociocultural, pois o currículo tem como tema de formas de processo de aprendizagem, sendo que a cultura é um foco importante para o processo educativo qualitativo e intencional.
A diversidade se concretiza como um instrumento para a criação de projetos de intervenção e contribui de forma cabível para que atuantes principais que trabalham com os problemas do preconceito e discriminação observada no ambiente escolar, melhorando o desempenho acadêmico e promovendo uma sociedade democraticamente inclusiva e socialmente igualitária.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este texto é indicado para promover comentário com intuito de formular idéias de construção.