4 de jun. de 2011

Pensamento do espaço e o processo pedagógico da escola.

Ao refletir sobre a organização dos espaços nas escolas de Educação Infantil, o trabalho envolve com a organização para construir um ensino de qualidade, em busca de qualidade de educação no processo organização de espaço para o desenvolvimento e diversificada produção de qualidade.
O espaço educacional tem a sua concepção de organizar, os móveis, materiais e o modo de interação da criança com outra criança e adultos no modo de pensar reflexivo sobre a criança e o processo educativo.
Esta qualidade na educação infantil é muito complexa e de diversas dimensões na parte intencional do projeto. Esse processo advém da participativa e da transformativa no seu contexto histórico.
A gestão, a formação de professores, a interação família – escola e a rotina da instituição são observações importantes e mais complexas que relacionam na integração educacional e na sua qualidade.
O trabalho deste espaço tem a parte intencional a construção do ambiente físico e promover diversas atividades e descobertas em sua criatividade, desafios e aprendizagem na interação das crianças com o espaço com outras crianças, adulto e o próprio ambiente que vivem.
O espaço lúdico é o que conduz a ser dinâmico, confiança, explorável, transformador de diversas atividades de brinquedos para enriquecer os desejos de expressar a sua identidade e seu coletivo de associação no ambiente social e cultural.
Assim, a formação da instituição e o seu espaço educacional infantil são articuladas organização do ambiente e o tempo didático em sua autonomia, movimentos, contatos criança com crianças e educadores são formas de oportunidades de aprendizagem no cotidiano escolar.
As faixas etárias das crianças compreendendo de 0 a 1 ano, de 2 a 3 anos e 4 a 6 anos são usadas técnicas de direção como utilização de uma educação por seu período no espaço e nos seus cognitivos significativos no seu desenvolvimento educacional.
A construção do espaço é amparada pelo Parâmetro Básico de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil com qualidade na forma de estimular o desenvolvimento infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este texto é indicado para promover comentário com intuito de formular idéias de construção.